O Som de Morte do Roblox (alternativamente conhecido como Oof, rotulado como Uuhhh no arquivo de som oficial, e outras interpretações do ruído) é um clipe de som curto de um segundo usado no jogo Roblox. Online, o efeito sonoro é notavelmente utilizado em vários vídeos e memes.
Aparecendo pela primeira vez na versão beta de 2005 do Roblox, o som da morte permaneceu um elemento básico na história de mais de 10 anos do jogo.
O efeito sonoro é acionado quando a saúde de um “humanoide” (os modelos de personagens controlados pelos jogadores) chega a zero, de um máximo básico de 100.
Como os mundos são criados principalmente pelos jogadores, isso pode ser conseguido fazendo com que as hitboxes atribuídas às partes do corpo de um humanoide sejam atingidas por ferramentas que são codificadas propositalmente para diminuir a saúde (como armadilhas de spike ou cair no vazio de um mapa, por exemplo).
Com base na velocidade do humanoide, o efeito sonoro pode mudar. Os jogadores tentavam fazer seus personagens se moverem o mais rápido possível na esperança de ouvir o efeito sonoro drasticamente alterado.
Fim do Efeito Sonoro de Morte do Roblox
Em 26 de julho de 2022, a Roblox anunciou que havia removido o som da morte devido a problemas de licenciamento. Não está claro o que aconteceu com o acordo que permitiu que Roblox usasse o som. O som foi substituído por um efeito sonoro padrão semelhante (mostrado abaixo).
Desvendar as origens do Som de Morte do Roblox revela uma jornada fascinante que transcende a mera história dos jogos. Ao explorar seus metadados, anteriores ao cenário digital de 2013, descobre-se sua origem em 18 de setembro de 1999. Criado por Joey Kuras utilizando o Sound Forge 4.5, este distintivo trecho sonoro encontrou seu lar inicial no jogo de computador intitulado “Messiah”.
No entanto, o legado do Som de Morte do Roblox vai muito além de suas raízes nos jogos. Ele se transformou em um meme onipresente tanto dentro quanto fora da comunidade do Roblox. A essência desse meme reside na absurdidade de seu som, cativando o público com seu tom inconfundível e muitas vezes cômico.
A relevância do meme vai além do reconhecimento, pois mentes criativas se apropriaram de seu arquivo de áudio para criar músicas, remixes e até mesmo utilizá-lo para a tarefa pouco convencional de censurar palavrões.