“Não há nada que possamos fazer.”
Napoleão Bonaparte
Surgiu uma nova tendência do TikTok que, curiosamente, tem a ver com o ex-imperador francês Napoleão Bonaparte, centrada em uma citação que ele não fala, porém que os criadores de memes associaram a ele algo como “Não há nada mais que possa ser feito”.
Mas, por que isso?
Então, Napoleão Bonaparte foi um militar francês que viu sua carreira ascender meteoricamente pelos seus feitos militares realizados contra os inimigos de seu país, no período da Revolução Francesa. Ele se tornou uma personalidade importante na França e chegou ao poder por meio de um golpe conhecido como Golpe de 18 de Brumário.
Como governante da França, em 1804, Napoleão deu início ao período imperial, uma vez que ele se autocoroou imperador da França. Ele expandiu as fronteiras francesas e travou uma longa e dura guerra contra os ingleses. Enfraquecido depois do fracasso na Rússia, Napoleão foi derrotado pelos britânicos definitivamente em Waterloo e morreu exilado numa ilha no meio do nada, onde era vigiado 24h horas por dia, chamada de ilha de Santa Helena.
E são justamente essas imagens, ou melhor, pinturas antigas, do Napoleão derrotado e triste na ilha de Santa Helena, onde passou seus últimos dias, que viraliza nos memes junto da frase “não há nada que possa ser feito”.
A tendência começou em 15 de agosto de 2023, quando a conta do TikTok @history.awakes.around publicou uma apresentação de slides de fotos que usa personagens da série de quadrinhos virais Rage Comics parecidos com Napoleão e um de seus franceses.
Nas imagens, o homem de Napoleão aparece perguntando: “Napoleão, o que faremos?” ao que Napoleão responde: “Não há nada que possamos fazer.” Após essas duas primeiras imagens, a apresentação de slides continua aparecendo pinturas mostrando Napoleão sem esperança na ilha de Santa Helena. (mostrado abaixo)
Esse vídeo foi vinculado a música de 2018 “Amour plastique” da dupla musical francesa Videoclub. A música se tornou a trilha sonora do meme de Napoleão Bonaparte.
A frase “Não há nada que possamos fazer” foi usada como resposta engraçada para diferentes perguntas, principalmente no contexto da escola, como, por exemplo, você não fez o dever de casa e o professor tá recolhendo as atividades, e é nesse momento que você para e reflete: “não há nada que eu possa fazer!”.